Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://repositorio.unicentro.br/handle/123456789/80
Título: Educação na Contemporaneidade
Autores: Silva, Adnilson José da
Weide, Darlan Faccin
Guilhermetti, Paulo
Palavras-chave: Gestão escolar
Administração escolar
Gestão educacional
Educação – Aspectos Sociológicos
Data de publicação: 2009
Descrição: O livro tem como propósito auxiliar os alunos nos estudos sobre a Gestão Escolar, mais precisamente sobre a função social da instituição Escola. Ele é parte integrante dos conteúdos que estão disponíveis no Sistema Moodle e, portanto, complementam-se, não devendo ser utilizado isoladamente. Neste tem-se a Análise de Conjuntura, ferramenta que vai auxiliá-lo na compreensão das diferentes funções sociais atribuídas à Escola. Apresentam se algumas tendências pedagógicas que foram se alternando no Brasil, bem como, identificam-se duas forças de conflito no cenário do século XIX, sejam elas, liberalismo e socialismo, respectivamente, responsáveis pela manutenção ou transformação social. Apresenta-se a função social tecnicista da Escola que teve, entre outras atribuições, preparar mão-de-obra para o desenvolvimento industrial. Na sequência, são analisadas algumas Teorias Critíco-Reprodutivistas, entre elas, Sistema de Ensino Enquanto violência Simbólica, Aparelho Ideológico do Estado e Escola Dualista, que reafirmam o caráter reprodutivo da escola. O texto prossegue com Ivan Illich, em que se busca compreender as razões da negação da escola, através do manifesto por uma Sociedade Sem Escola, e chega em Freire, tratando de uma escola proletária, problematizadora, em que educar é um ato político de compreensão e transformação da realidade. Além disso, você terá algumas análises da função social histórico-crítica como alternativa pedagógica ao viés tradicional, escolanovista e tecnicista.
URI: http://dspace.unicentro.br/handle/123456789/80
ISBN: 987-85-7891-024-2
Aparece nas coleções:Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação na Contemporaneidade 2009.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está protegido por copyright



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons