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dc.contributor.authorPolon, Sandra Aparecida Machado
dc.contributor.authorGodoy, Miriam Adagilsa Bedim
dc.date.accessioned2017-11-27T11:24:28Z-
dc.date.available2017-11-27T11:24:28Z-
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicentro.br:8080/jspui/handle/123456789/513-
dc.descriptionInicialmente, a política educacional pode ser entendida como as ações planejadas e implementadas (às vezes permanecendo apenas no papel como meta a ser cumprida) pelo governo com o objetivo de organizar, direcionar, fomentar e ampliar o acesso à educação, estabelecer metas a serem alcançadas a curto, médio e longo prazo. Toda política educacional tem caráter institucional, é estatal e carregada de intencionalidades. Desse modo, para compreendê-la é necessário situá-la no âmbito do Estado, pois contém às determinações governamentais. É nesse sentido que existe a necessidade de compreender os determinantes da política educacional brasileira, pelo fato de que está atrelada ao contexto da configuração da sociedade em nosso país. As dinamicidade e complexidade que permeiam a educação são expressas nas normatizações das políticas educacionais. A dinamicidade da educação de modo amplo, altera consideravelmente as normatizações, influenciando e sendo influenciada pelo contexto vivenciado. A complexidade está ligada as necessidades da sociedade globalizada: o processo de desenvolvimento econômico, político e cultural, por exemplo, pressionam mudanças no sistema educacional. Essas mudanças são expressas a partir de promulgação de leis que direcionam a organização da educação pública. Exemplo disso é a alteração na educação infantil, no ensino médio e outros que observamos na conjuntura atual. Podemos dizer que a educação sempre foi um problema nacional pela complexidade e dinâmica que a envolvem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titlePolítica Educacionalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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