Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unicentro.br:8080/jspui/handle/123456789/607
Título: | Arte e Ensino I |
Autor(es): | Santos, Katiane dos |
Palavras-chave: | Artes Ensino |
Data do documento: | 2016 |
Resumo: | Para entender a Arte dentro do contexto educacional faz-se necessário a apropriação de vários conceitos e significados, o que implica na explicitação da sua dimensão como um dos componentes curriculares. Nesse sentido, o presente documento visa abordar a epistemologia da Arte, seus conteúdos, metodologia e avaliação. O ensino de Arte por muito tempo apresentou-se a partir de um caráter meramente utilitário, onde sua prática era reduzida ao fazer deforma instrumental, sem associação à construção do conhecimento e do desenvolvimento do saber sensível. No contexto contemporâneo, principalmente após a promulgação da Lei 13.278 de 02 de maio de 2016, a qual alterou o § 6º do art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o ensino das quatro linguagens da Arte (Artes visuais, Dança, Música e Teatro) tornou-se obrigatório em todos os níveis da Educação Básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Portanto, neste material compreende-se o Ensino da Arte, a partir do entendimento de que tal disciplina constitui-se dentro de um espaço e tempo curricular onde privilegia-se a busca e a aquisição de saberes artísticos e estéticos. De modo que, como descrito por Ferraz e Fusari (2009, p. 28): “Quando tratamos do fazer e do apreciar a arte na escola, estamos nos referindo aos procedimentos de ensino e aprendizagem realizados de maneira intencional, criadora e sensível”. |
URI: | http://repositorio.unicentro.br:8080/jspui/handle/123456789/607 |
Aparece nas coleções: | Ebooks |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Arte e Ensino I | 501,35 kB | Unknown | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons