Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unicentro.br:8080/jspui/handle/123456789/819
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Adnilson José da | |
dc.contributor.author | Weide, Darlan Faccin | |
dc.contributor.author | Guilhermetti, Paulo | |
dc.date.accessioned | 2017-11-27T13:02:59Z | - |
dc.date.available | 2017-11-27T13:02:59Z | - |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.identifier.isbn | 987-85-7891-024-2 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unicentro.br:8080/jspui/handle/123456789/819 | - |
dc.description | O livro tem como propósito auxiliar os alunos nos estudos sobre a Gestão Escolar, mais precisamente sobre a função social da instituição Escola. Ele é parte integrante dos conteúdos que estão disponíveis no Sistema Moodle e, portanto, complementam-se, não devendo ser utilizado isoladamente. Neste tem-se a Análise de Conjuntura, ferramenta que vai auxiliá-lo na compreensão das diferentes funções sociais atribuídas à Escola. Apresentam se algumas tendências pedagógicas que foram se alternando no Brasil, bem como, identificam-se duas forças de conflito no cenário do século XIX, sejam elas, liberalismo e socialismo, respectivamente, responsáveis pela manutenção ou transformação social. Apresenta-se a função social tecnicista da Escola que teve, entre outras atribuições, preparar mão-de-obra para o desenvolvimento industrial. Na sequência, são analisadas algumas Teorias Critíco-Reprodutivistas, entre elas, Sistema de Ensino Enquanto violência Simbólica, Aparelho Ideológico do Estado e Escola Dualista, que reafirmam o caráter reprodutivo da escola. O texto prossegue com Ivan Illich, em que se busca compreender as razões da negação da escola, através do manifesto por uma Sociedade Sem Escola, e chega em Freire, tratando de uma escola proletária, problematizadora, em que educar é um ato político de compreensão e transformação da realidade. Além disso, você terá algumas análises da função social histórico-crítica como alternativa pedagógica ao viés tradicional, escolanovista e tecnicista. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Administração escolar | pt_BR |
dc.subject | Gestão educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação – Aspectos Sociológicos | pt_BR |
dc.title | Educação na Contemporaneidade | pt_BR |
dc.type | Book | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educação na Contemporaneidade 2009.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons